Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, celebrado em 17 de novembro, o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) reafirmou seu compromisso social e sua preocupação com a saúde e o bem-estar de seus funcionários, parceiros e colaboradores ao realizar, no dia 19 de novembro, o workshop “Novembro Azul”. O evento, que aconteceu no Auditório do CINFOTEC Talatona, contou com a presença do Dr. Alberto Muabi, médico especialista em Urologia da Clínica Diagnostic, como palestrante convidado. Durante a sessão, o especialista destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da próstata, esclarecendo dúvidas e promovendo a consciencialização entre os participantes.
Em representação do Director-Geral do SIAC, Dr. Elvino Carvalheda, o Chefe do Departamento de Qualidade e Auditoria (DQA), Dr. Remígio Sikalepo, proferiu as palavras de encerramento, tendo agradecido ao palestrante e colaboradores do SIAC pela presença, tendo reforçado que a missão do SIAC inclui o compromisso com o bem-estar e a saúde preventiva dos seus colaboradores e parceiros. O workshop teve expressiva adesão de participantes do sexo masculino, que aproveitaram a oportunidade para interagir e levantar questões relevantes sobre o tema abordado.
A realização de eventos como este evidencia o compromisso contínuo do SIAC com a promoção da saúde preventiva, reafirmando o seu papel como uma instituição comprometida não apenas com a prestação de serviços, mas também com o bem-estar das pessoas.
Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, abriu, uma campanha solidária de Natal, que decorre até ao dia 15 de Dezembro, a ser mobilizado por todos os funcionários do sector.
Durante o lançamento da campanha, Teresa Rodrigues Dias esclareceu que será feita através de recolhas de donativos, constituídos por vestuários, calçados, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, produtos de higiene e outros.
Os bens a serem arrecadados, vão ser entregues até ao dia 15 de Dezembro, no edifício sede do MAPTSS e nos órgãos superintendidos.
A doação acontece no dia 20 de Dezembro, é destinada aos idosos do Lar da Terceira Idade do Beiral, localizado no distrito do Rangel, na Terra Nova.
A ministra aproveitou a ocasião para apelar o sentimento de solidariedade de todos os trabalhadores, no sentido de sempre que puderem ajudar o próximo com o mínimo que têm, façam, porque com a união de todos, é possível fazer muito.
“O objectivo deste movimento solidário é que cresça cada vez mais, não só para ajudar os mais desfavorecidos, mas também a cada um de nós, através da entrega de coração, e que não seja feita apenas no final do ano”, apelou a ministra.
Teresa Rodrigues Dias chamou, também, atenção àquelas pessoas, que por vezes têm muito para dar, mas não conseguem fazê-lo por falta de coragem ou incentivo, deixando que os seus bens apodreçam.
Fonte: MAPTSS
A Cidadela Jovens de Sucesso do Lucala, no Cuanza-Norte, tem capacidade para albergar 240 jovens e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, onde vão ter a oportunidade de estudar e fazer um curso de formação profissional, para estarem preparados ao mercado de trabalho.
A nova infra-estrutura que foi inaugurada, hoje, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, onde informou que a construção esteve avaliada em 22 milhões de dólares, e tem capacidade de albergar 120 jovens em sistema de internato e os restantes na condição de externos.
Teresa Rodrigues Dias falava após a inauguração da nova infra-estrutura, construída num espaço total de 108.000metros quadrados, com uma área de 78.000m2 e 30.000m2, reservados para a produção a agrícola.
A ministra reiterou a aposta do Ministério veemente na promoção de espaços adequados para a frequência de cursos profissionais, especialmente para a juventude, aonde se encontra a maior taxa de desemprego, devendo estas habilidades, estarem ajustados às necessidades de qualificação da mão-de-obra, que incide, essencialmente, na qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho.
“Não temos dúvidas de que um jovem capacitado, é um activo para a sociedade, por isso, vamos continuar a insistir nas Políticas Públicas, viradas a construção e requalificação dos centros de Formação Profissional e de Emprego, que devem ser modernizados a nível de equipamentos tecnológicos para melhor dotar os formandos de conhecimentos técnicos ajustados as necessidades do mercado de trabalho.
Com esta inauguração, disse a ministra, foi sinalizado um marco importante, tal como orientou o Presidente da República, que passa a citar: “Os jovens aprendem e se adaptam rápido, só precisam de uma mão condutora que os encoraje e os incentive” – fim de citação.
Nestes termos, Teresa Rodrigues Dias assegurou, que a província do Cuanza-Norte pode contar com Ministério, enquanto mão condutora nas questões do domínio da Formação Profissional.
A titular do MAPTSS reconhece que existe, ainda, um longo percurso a ser trilhado, rumo à materialização dos desígnios constitucionais, voltados para a promoção do emprego digno e sustentável para todos os angolanos.
Entretanto, realçou, não tenham dúvidas que o Executivo liderado pelo Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, tudo tem feito e tudo fará, para continuar a garantir a justiça social, através da implementação das diversas políticas centradas na Formação Profissional, na promoção do auto-emprego, por via da cedência de créditos bonificados, assim como a oportunidade dosEstágios Profissionais e empreendedorismo.
Teresa Rodrigues Dias destacou que a nível do Executivo, já foram concretizadas várias acções neste sentido, dentreas quais, a Cidadela Jovens de Sucesso Dr. Sérgio Luther Rescova de Cangola, na Província do Uíge, assim como a Cidadela Jovens de Sucesso do Bailundo, na Província do Huambo, no âmbito do PDN 2023-2027, tendo em conta o aumento da oferta formativa no Sistema Nacional de Formação Profissional.
A governante referiu que a Cidadela Jovens de Sucesso do Lucala é a nona do país, depois das Cidadelas Jovens de Sucesso de Cabiri e Kala Kala, ambas em Luanda, Sacassange no Moxico, Mucari em Malanje, Matala(Huila), Dinge (Cabinda), Cangola (Uíge) e Bailundo (Huambo).
A ministra informou que desde a entrada em funcionamento destas Cidadelas Jovens de Sucesso, jáforam formados 7.079 cidadãos, em todo o país.
O ciclo formativo para o projecto destas Cidadelas Jovens de Sucesso, explicou, são de três anos, além de concluírem o Iº Ciclo do Ensino Geral, ou seja, da 7.ª à 9.ª classes, também são formados em diversos cursos profissionais, que lhes permite adquirir competências e habilidades técnicas para facilitar a inserção no mercado de trabalho.
O centro de formação tem uma carteira formativa que se assenta nos seguintes cursos, Agropecuária, Electricidade de baixa tensão, Carpintaria, Serralharia, Corte e Costura, Informática na óptica do utilizador.
Nesta conformidade, salientou, o Executivo tem gizado um conjunto de iniciativas para a garantir que sejam consolidadas nas medidas prioritárias, previstas na Agenda Nacional para o Emprego, cuja implementação passa pelo Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA).
Teresa Rodrigues Dias espera que com a construção e inauguração desta infra-estrutura, sejam alcançados os seguintes objectivos, alargamento da oportunidade de acesso à formação profissional aos jovens e desempregados, promoção do acesso aos programas de Formação Profissional, empreendedorismo e estágios profissionais.
Fonte: MAPTSS
A governante pretende, ainda, o reforço da igualdade de oportunidades, dando prioridade as medidas e programas conducentes à inserção socio-profissional, a justiça social e a integração no mercado de trabalho dos segmentos dos cidadãos mais desfavorecidos.
Angola e os EUA firmaram, hoje, em Luanda, um acordo para de formação em língua inglesa, denominado “EnglishWorks”, com objectivo de capacitar jovens para melhorar inserção ao mercado de emprego.
O acordo foi firmado pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e a embaixada dos EUA, que além da componente formativa, vai disponibilizar 50 mil dólares.
O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe destacou que o programa é um exemplo de desenvolvimento que se pretende impor na economia na sociedade angolana, porque envolve muitas estruturas.
Pedro Filipe considera que o domínio de uma segunda língua é sempre um factor determinante para inserção no mercado de emprego.
“Agradecemos a missão diplomática dos EUA, a todos os níveis, que torna a formação profissional em Angola, cada vez melhor com a qualidade necessária para competir com outros países”, disse o governante.
Pedro Filipe garantiu que o programa de formação em inglês técnico profissional, depois de Benguela e Luanda, vai ser estendido aos 164 centros do INEFOP, no país.
Fonte: MAPTSS
Amélia Varela anunciou que estão registados 408.288 funcionários e agentes administrativos, sendo da administração central, 88.091 e a da administração local,320.197.
Esclareceu que a distribuição do pessoal por regime de carreira e de cargo de direcção e chefia, no regime geral, existem 100.950, no especial 250.335, cargos de direcçãoe chefia 57.003 funcionários públicos e agentes administrativos.
A distribuição de funcionários por sector, disse, definem que no sector da Educação estão registados 167.723, no Ensino Superior, 2.859, Justiça 10.752, Saúde 70.821 e outros 156.133, ou seja, cerca de 60 por cento dos funcionários públicos e agentes administrativos, desempenham a sua actividade nos sectores da Educação e Saúde.
A distribuição dos funcionários públicos por grupos de pessoal, nos cargos de direcção são de 41.331, chefia 15.772, técnicos superiores 102.072, técnicos 12.248, médios 163.325, não técnicos 73.640, os dados significam que o pessoal técnico corresponde a 68 por cento do total de funcionários e agentes públicos, sendo o não técnico a 18 por cento.
Em relação a divisão dos funcionários públicos por género, estão empregadas 36.807 pessoas do sexo masculino e 171.481 do sexo feminino.
No capítulo de actualização das carreiras dos funcionários públicos, no âmbito do memorando de entendimento entre o Executivo e a Federação dos Sindicatos da Administração Pública, Saúde e Serviços, foi concluído o processo de 41.441 funcionários do regime geral, destes, foram analisados 32.977, deferidos 29.777, sendo encaminhados para a promoção 17.747, enquadrados12.030 e sem efeito 3.200.
Amélia Varela realçou que o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos continua em curso, e visa garantir o desenvolvimento e eficiência do capital humano, com objectivo de automatizar os processos da administração pública, dando acesso digital, acompanhamento da mobilidade, avaliação de desempenho e formação dos funcionários em tempo real.
O sistema assegura também o controlo de efectivos na administração pública.
Hoje, no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro da Mama, o SIAC organizou um workshop focado na consciencialização do autocuidado e da saúde da mulher. O evento realizou-se nas instalações do CINFOTEC Talatona, onde a palestrante Dra. Liuva Rodriguez, da Clínica Diagnostic, fez uma exposição sobre os factores de risco, a prevenção e o diagnóstico precoce do Cancro da Mama, com orientações para a identificação antecipada e eficaz da doença.
Posteriormente, no SIAC, teve lugar uma sessão de rastreio, num espaço reservado, para que os participantes tivessem a oportunidade de realizar o exame, mas conhecido como toque. O elevado número de participantes evidênciou a necessidade e o valor de acções desta natureza.
Foi um evento educativo, onde todos saíram mais conscientes de que devem preocupar-se com a sua saúde e dos que os rodeiam, e onde sentiram que a informação é necessária. Este é mais um exemplo do compromisso do SIAC com a saúde e o bem-estar, mas sem nunca esquecer que a luta contra o cancro da mama não terminou e que o acesso a informação e o foco na prevenção são fundamentais para essa luta.