Notícias

MAPTSS Lança Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade

Moçâmedes - O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 113/19, de 16 de Abril, que vai permitir o surgimento de 243 novos postos de trabalho, foi lançado quarta-feira pela ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias.
O Plano, de âmbito nacional, visa ainda fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente dos jovens e mulheres, valorizar o exercício das profissões através da atribuição de carteiras profissionais e dar oportunidade de estágios aos cidadãos recentemente formados.
O surgimento de micro e pequenas empresas, através da atribuição de microcréditos, kits e ferramentas de trabalho, bem como a melhoria do respectivo ambiente de prestação de serviço, figuram igualmente entre os propósitos do PAPE.
Os objectivos deste Programa, em que a população jovem e mulheres constituem prioridade, serão traduzidos na concretização das linhas orientadoras previstas no Plano de Desenvolvimento Nacional - 2018-2022, particularmente na promoção da empregabilidade.
No acto do lançamento do Plano, a ministra Teresa Dias afirmou ser objectivo dinamizar acções e projectos que estimulem o surgimento de novos postos de trabalho, contribuindo para a estabilidade dos empregos criados e a redução dos níveis de desemprego.
Acrescentou que com a implementação do Plano, o Executivo pretende aumentar a capacidade institucional dos centros de formação, bem como da extensão da rede das unidades formativas e de emprego.
O PAPE, conforme a ministra, vai disponibilizar uma plataforma electrónica, denominada E-BUMBA, para dinamizar a intermediação de prestação de serviço para os profissionais que exercem actividades por conta própria, contribuir para o aumento da renda familiar e a redução da pobreza.
Teresa Rodrigues Dias informou que desde o reinício do Plano até à data foram beneficiados mil duzentos e vinte e seis cidadãos, nas distintas modalidades previstas.

Fonte: Angop

 

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias MAPTSS Lança Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade