Luanda - O secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), António Rodrigues Paulo, defendeu hoje, quarta-feira, em Luanda, que os gestores de recursos humanos da administração pública devem cada vez mais assumir as suas responsabilidades para a implementação das políticas e programas de gestão dos quadros em cada organismo.
O responsável, que falava na cerimónia de abertura do encontro metodológico sobre o “Perfil do gestor de recursos humanos na administração pública”, em representação do Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, realçou que este potencial desenvolve-se com a formação.
Para si, os gestores de recursos humanos devem capacitar os responsáveis, técnicos em matérias estritamente profissionais, mas também em tarefas do fórum comportamental.
Acrescentou que essas responsabilidades incluem rigor no recrutamento e selecção, porque a função pública é um lugar onde devem entre os melhores ou os que têm potencial de crescer profissionalmente.
“As pessoas que estão no ministério como gestores de recursos humanos devem saber as suas responsabilidades como gestores de recursos humanos, por fazerem parte das áreas mais importantes das diferentes divisões”, disse.
Acrescentou que a capacidade de cada organismo para seguir as suas funções depende muito da área dos recursos humanos para capacitar os técnicos.
Recordou que o titular do poder executivo aprovou em 2013 o Decreto Presidencial 114/13 que define o perfil do gestor dos recursos humanos com o objectivo de deixar de ser a área onde eram colocadas as pessoas que tinham sido exoneradas.
O encontro visou auscultar os organismos sobre as experiências e soluções na implementação das regras constantes no Decreto Presidencial nº 114/13, de 3 de Julho, analisar o grau e o perfil do actual gestor de recursos humanos em conformidade com o referido diploma, a realçar a função do gabinete de recursos humanos na implementação das políticas e programas de gestão dos quadros em cada organismo.
Participaram do encontro, directores de gabinetes de recursos humanos, dos órgãos centrais e serviços equiparados, responsáveis dos Institutos Públicos e equiparados, chefes de departamentos de Recursos Humanos e técnicos.
Fonte: ANGOP

Luanda - Uma oficina de mecatrónica do Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec) será inaugurado terça-feira, em Luanda, pelo Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.
A sala prática de mecatrónica está equipada com elevadores hidráulicos de 2 e 4 colunas, equipamento de diagnóstico (DS708), bancada de trabalho de tampo metálico, teste de baterias MDX-335P com impressora, carregador de baterias, focador de faróis, carro com ferramenta para mecânico, compressor silencioso, entre muitos outros componentes essenciais para os futuros mecânicos de automóvel.
As viaturas de formação serão veículos Ford também doados à instituição de formação. O investimento da sala de prática está orçado em 20 milhões de Kwanzas no quadro de uma parceria entre a Robert Hudson que apoio o projecto e o Cinfotec.
Inaugurado em 2 de Setembro de 2008, o Cinfotec é uma iniciativa do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) no quadro das suas atribuições de formação de mão-de-obra e promoção de emprego.
O Centro pretende ser um importante suporte para as empresas angolanas e estrangeiras alcançarem os mais altos níveis de actualização tecnológica e de qualificação dos seus recursos humanos.
Para isso, oferece soluções integradas de formação profissional, transferência de tecnologia, consultoria e assistência técnica, e um conjunto de produtos e serviços que contribuem para elevar a produtividade e competitividade da indústria angolana.
O Cinfotec já formou perto de sete mil angolanos, nas áreas das Mecânica e Produção, TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação, Electricidade Mecatrónica e Metrologia.
Fonte: Angop
Luanda - A concentração de um único espaço físico na prestação de diversos serviços do sector administrativo e empresarial, público e privado, bem como proporcionar ao utente um alto padrão de atendimento com qualidade e eficiência fazem parte dos objectivos dos Serviços Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC).
A reafirmação foi feita na quinta-feira, em Luanda, pelo chefe de Departamento dos Serviços Públicos e Privados do SIAC, Mário Inácio, à margem do seminário sobre” O Dia Africano do Serviço Público” realizado sob o lema ”O papel da função pública na autonomização das mulheres, a inovação e acessibilidade aos sistemas de prestação de serviço”.Mário Inácio adiantou igualmente que o SIAC tem como finalidade aproximar o cidadão do Estado, dando-lhe a conhecer os seus direitos e deveres, promovendo a cidadania.
“Por ser uma instituição pública com alto padrão de atendimento e qualidade na prestação de serviços públicos e privados dai a necessidade de satisfazer plenamente o cliente”, disse.
Apontou a desburocratização ou simplificação da prestação de serviços, disponibilização de condições físicas e ambientais adequadas ao cidadão e Uniformização dos padrões de atendimento no sector público e no sector privado como algumas das políticas de qualidade do SIAC.
Fazem parte deste plano, o respeito pelo utente, legalidade no exercício das funções, competência profissional, imparcialidade, transparência, responsabilidade, justiça, eficácia e eficiência.
fonte: Angop
Durante o evento, no qual também foi apresentado o projecto da Unidade de Intermediação de Mão-de-Obra, o coordenador do observatório de emprego e formação profissional do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Massunguna José Pedro, informou que esta nova versão do RENT será executado em Abril em todo o país.
Explicou que o objectivo é proceder o cadastro das empresas existentes no território nacional, sejam elas públicas, privadas, mistas ou cooperativas, para possibilitar a recolha de dados sobre o seu estado actual e funcionamento.
Massunguna José Pedro disse que serão recolhidas exclusivamente informações referente ao mês de Março, desde a quantidade de trabalhadores por empresa, condição social dos mesmos, o que fazem, em que condições trabalham, estrutura dos seus rendimentos e remuneração, além das competências destes trabalhadores.
Afirmou que serão abrangidos no Registo Nominal de Trabalhadores cidadãos nacionais e estrangeiros, sendo que aos estrangeiros o cadastramento é extensivo aos que labutam em regime de contrato.
Quanto a Unidade de Intermediação de Mão-de-Obra, o responsável do observatório de emprego e formação profissional disse ser um centro de criação de postos de trabalho e fornecimento de trabalhadores qualificados às empresas.
O técnico de informática do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), Quitumbo João Neto, informou aos presentes no seminário que a nova plataforma do RENT traz como novidade a vertente on-line, através da internet, e of-line, por meio de um dispositivo informático apropriado.
Informou que a versão of-line estará disponível, numa fase inicial, nos centros do SIAC e, posteriormente, em todas as empresas públicas e privadas.