Notícias

Jovens no Namibe Recebem Kits Profissionais

Moçâmedes- Cento e cinquenta jovens na província do Namibe receberam, nesta quinta-feira, kits profissionais de serralharia, electricidade, sapataria, alfaiataria, salão de beleza e estética, pesca, canalização naval e estafador, no âmbito do Plano de Acção para a promoção da Empregabilidade.
Os referidos kits foram entregues pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, que se encontra nesta cidade em visita de trabalho.
Os beneficiários dos kits receberam formação profissional num período de seis meses, onde aprenderam algumas técnicas de gestão e manuseamento dos equipamentos e como criar o seu pequeno negócio.
O secretário de Estado do Emprego, Pedro Filipe, disse à Angop que os kits permitirão aos jovens criar iniciativas de empreendedores e na valorização da sua própria profissão,sendo instrumentos que poderão ajudá-los a desenvolver pequenos negócios para o sustento das suas famílias.
Disse que a província do Namibe, à semelhança das demais, está a desenvolver acções que visam à busca de emprego e de um posto fixo de trabalho, fundamentalmente para a camada juvenil.
Salientou que no Namibe o Instituto Nacional de Formação Profissional (INAFOP), de Janeiro à presente data, recebeu 750 pedidos de emprego, dos quais 157 foram inseridos em diferentes empresas, no município do Tômbwa, onde existe um Pólo Industrial das Pescas.
“O PAPE tem esta vertente e estamos a formar jovens para que possam criar outras pequenas empresas e empregar outros, pois as grandes empresas não têm, nesta altura, capacidade de absorver toda mão de obra desempregada”, acrescentou.
Afirmou ainda que o Executivo angolano tem como previsão atingir 83 mil empregos para jovens. “Se deste número cada um abrir a sua pequena empresa e empregar mais dois ou três então poderemos ter muitos empregados”.

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Jovens no Namibe Recebem Kits Profissionais