Notícias

Namibe Contará com um Centro Integrado de Formação Profissional

Moçâmedes- Um centro de formação profissional com capacidade para 200 formandos nos cursos técnico-profissional será erguido no município de Moçâmedes, por forma a atender a demanda da procura de jovens.
O lançamento da primeira pedra da construção da referida infra-estrutura foi feita pela ministra da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, que se encontra nesta cidade em visita de trabalho.

A obra orçada em cinco milhões e quinhentos mil dolares norte-americanos será construida pela empresa construtoras “ FOCUS” com um prazo de execução de 18 meses e contará com diversos compartimentos, tais como salas para os cursos de electricidade, serralharia, carpitanria e outras em função das necssidades formativas.

Segundo o responsável da empresa executora, António Cruz, estão a trabalhar no espaço para se definir as áareas de construção e seguidamente iniciar a obra.

Na cerimónia do lançamento da primeira pedra da infra-estrutura, Teresa Rodrigues Dias salientou que o projecto está enquadrado no Plano de Acção e Promoção para Empregabilidade do Executivo angolano, para dar respostas as questões do auto-emprego.

A governante informou que o problema da empregabilidade passa necessariamente pelo sistema de reforço da formação profissional, dai a razão da construção de centros de formação.

“Nesta altura a nossa espectativa é grande e auguramos que tão logo seja feita a inauguração da infra-estrutura, os jovens desta província e das zonas circunvizinhas possam beneficiar também deste reforço, pois o nosso objectivo é ver o problema da empregabilidade resolvido”, acrescentou a ministra.

Conforme a ministra, a empregabilidade é um problema universal, apontando ainda à pandemia da Covid-19 como um mal que agravou mais a económia nacional, com a perda de postos de trabalho.

A ministra adianta que esforços têm sido feito pelo Executivo para a sua melhoria, com a execução de programas como PRODESI, FACRA, PIIM e o PAPE.

O governador do Namibe, Acher Mangueira, frisou que o centro vai disponibilizar no mercado técnicos especializados para atender a indústria local.

“O Namibe precisa de um centro de formação profissional para atender a indústria e o sector agro-pecuário. Vamos continuar a trabalhar, pois há mais acções para desenvolvermos e assim satisfazer a necessidade formativa da nossa juventude”, disse.

O Centro Integrado de Formação Profissional contará com cursos técnicos que vão ser eleitos em função das necessidades formativas do mercado local.

No Namibe o INAFOP, de janeiro a presente data, foram inscritos 750 candidatos para o acesso ao primeiro emprego e destes apenas 200 foram empregados, na sua maioria jovens com foamção tecnico-profissional, insridos nas empresas de construção civil.

O INAFOP conta com um centro de formação profissional de construção civil no municipio de Moçâmedes, mesmo número no Tômbwa, um pavilhão de artes e oficios nos municipios do Virei e Kamucuio e na comuna da Lucira.

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Namibe Contará com um Centro Integrado de Formação Profissional