Notícias
Responsáveis de empresas informados acerca do RENT
Durante o evento, no qual também foi apresentado o projecto da Unidade de Intermediação de Mão-de-Obra, o coordenador do observatório de emprego e formação profissional do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Massunguna José Pedro, informou que esta nova versão do RENT será executado em Abril em todo o país.
Explicou que o objectivo é proceder o cadastro das empresas existentes no território nacional, sejam elas públicas, privadas, mistas ou cooperativas, para possibilitar a recolha de dados sobre o seu estado actual e funcionamento.
Massunguna José Pedro disse que serão recolhidas exclusivamente informações referente ao mês de Março, desde a quantidade de trabalhadores por empresa, condição social dos mesmos, o que fazem, em que condições trabalham, estrutura dos seus rendimentos e remuneração, além das competências destes trabalhadores.
Afirmou que serão abrangidos no Registo Nominal de Trabalhadores cidadãos nacionais e estrangeiros, sendo que aos estrangeiros o cadastramento é extensivo aos que labutam em regime de contrato.
Quanto a Unidade de Intermediação de Mão-de-Obra, o responsável do observatório de emprego e formação profissional disse ser um centro de criação de postos de trabalho e fornecimento de trabalhadores qualificados às empresas.
O técnico de informática do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), Quitumbo João Neto, informou aos presentes no seminário que a nova plataforma do RENT traz como novidade a vertente on-line, através da internet, e of-line, por meio de um dispositivo informático apropriado.
Informou que a versão of-line estará disponível, numa fase inicial, nos centros do SIAC e, posteriormente, em todas as empresas públicas e privadas.