Notícias

Sistema Nacional de Formação Impõe Melhor Coordenação

Luanda - O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, disse na terça-feira do mês corrente, em Luanda, que o Sistema Nacional de Formação Profissional impõe uma melhor coordenação, para mais formação especializada e polivalente, correctamente diferenciada e com cobertura geográfica adequada para atender as necessidades de quadros e de mão de obra para os diferentes sectores da economia.

O governante, falava durante a abertura do encontro sobre “Formação Profissional Resultados e Desafios”, que teve como propósito apreciar os principais indicadores sobre os resultados produzidos pelo Sistema Nacional de Formação ao longo dos anos.

De acordo com a fonte, para que haja melhor coordenação à formação especializada será proposto o reforço da estrutura multi-sectorial de coordenação da formação profissional, quer a nível central como municipal, integrada por representantes de organismos públicos, de parceiros sociais, de entidades representativas de empregadoras por ramos de actividade, bem como de especialistas.

Acrescentou que urge aperfeiçoar os mecanismos de articulação entre os subsistemas de ensino técnico-profissional e de formação profissional, assim como assegurar um aproveitamento mais eficiente e efectivo das capacidades instaladas de ambos os subsistemas, em particular nas zonas rurais e localidades peri-urbanas.

Referiu, por outro lado, que os órgãos do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop) deverão proceder a conclusão das propostas de medidas, com vista a redução do absentismo e desistência dos formandos ao longo do ciclo formativo, assim como prosseguir com a aplicação das acções de reconversão e ajustamento da oferta formativa dos centros em função da demanda e possibilidades do mercado.

António Pitra Neto disse ainda que ao Centro Nacional de Formação de Formadores continuará a ser prestada uma atenção especial, uma vez que o factor determinante para o aumento da qualidade e da expansão racional da actividade formativa continuará a residir na idoneidade e na competência dos formadores, gestores e colaboradores do sistema de formação.

No encontro, encerrado terça - feira, participaram directores nacionais do MAPTSS, chefes de departamento do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), parceiros sociais, entre outros convidados.

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Sistema Nacional de Formação Impõe Melhor Coordenação