Notícias

Plano de Empregabilidade Será Lançado em Outubro

O Plano de Acção Para Promoção da Empregabilidade (PAPE), que visa dinamizar o mercado, com a criação de pelo menos 250 mil empregos directos e indirectos, será lançado a 3 de Outubro próximo, anunciou hoje o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.

Jesus Maiato afirmou que o PAPE, aprovado em Abril último, tem 34 projectos definidos e será lançado publicamente a três de Outubro, em Menongue, província do Cuando Cubango. A prioridade vai para as províncias do Moxico e as Lundas Norte e Sul.

Em declarações à imprensa, no final de uma reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, o governante esclareceu que a estratégia visa introduzir um conjunto de acções para a criação de empregos no mercado.

Disse que a estratégia é apoiar cidadãos que trabalhem por conta própria, para a melhoria das suas condições de trabalho e do espaço físico, assegurar financiamento e equipamento, de modo a proporcionar a possibilidade da geração de mais empregos.

Está prevista uma página Web, para permitir a inscrição dos candidatos e uma segunda ferramenta “Ebumba”, que permitirá aos que realizam actividade por conta própria se registarem e lhes ser atribuída uma carteira profissional.

A plataforma visa também a formalização da actividade, atribuir números de segurança social e fiscal.

Salientou estar assegurado o micro-crédito em condições vantajosas, com período de carência de três meses.

Para esse programa, estarão disponíveis cerca de 42 mil kits.

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Plano de Empregabilidade Será Lançado em Outubro