Com a presença de meia centena de participantes, o Centro de Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) realizou no passado dia 15 de junho, uma manhã de debate sobre escolhas profissionais
Com vista a promover a reflexão sobre o desafio na escolha profissional que os jovens enfrentam, este encontro que se insere na segunda edição do programa Inspirar contou a participação do cantor C4 Pedro, da apresentadora

Marlene Amaro e do Engenheiro Osvaldo Ramos, que deram o seu contributo na primeira pessoa nos vários  temas abordados. 

O Director Geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), Anselmo Monteiro, realçou durante a sua intervenção o papel das instituições para o futuro profissional dos jovens. 

"Não podemos deixar de olhar para o papel que as instituições têm no trajeto dos jovens, permitindo um incremento ao sucesso dos mesmos ao longo da sua vida profissional. É fundamental entre todos os envolvido na esfera da administração pública dar este aporte para as gerações futuras",disse.

A motivação no crescimento e afirmação de um jovem na fase da escolha profissional , prosseguiu, é garantir que todos contribuem, independentemente da função, para o crescimento sustentado de Angola.

Na ocasião, o Responsável anunciou que o SIAC , vai assegurar uma oportunidade de emprego ao aluno com melhor aproveitamento anual nos cursos ministrados pelo CINFOTEC.

Fonte: SIAC

Luanda - Nove mil 221 jovens foram beneficiados com micro créditos no país, informou segunda-feira, no municipio de Viana, em Luanda, o ministro da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.
Ao falar no acto de encerramento de um curso de empreendedorismo e entrega de micro créditos aos jovens, realizado no Centro de Reabilitação Profissional em Viana, o governante deu a conhecer que foram beneficiados, no âmbito do micro crédito ”Sol Amigo”, nove mil 221 jovens, com um montante minimo para este equivalente em kwanzas a mil dólares americanos, até cinco mil dólares americanos.

Ao adiantar que ao longo do período de vigência do Programa Empreendedorismo na Comunidade foram formados e capacitados 78 mil 579 jovens a nível de todo o país, ressaltou que o Banco Sol surge como um seguimento próprio da sua actividade, pelo que fez-se um protocolo com esta instituição.

Desde essa altura, enfatizou, têm tido passos consistentes a nível de várias províncias na implementação do programa “Empreendedorismo na Comunidade”, já com a vertente do micro credito “Amigos do Sol”.

Entretanto, disse que até há cinco anos acharam que deveriam evoluir uma vez mais, proporcionando um sentimento de formação não só ao jovem ou chefe de família que já tinha uma actividade, mas a um conjunto de indivíduos associados ou não para que pudessem ter também oportunidades de crédito com maior segurança.

"É assim que também surge o projecto “Avanço”, cuja missão é identificar na comunidade os profissionais que hoje fazem a montagem e a reparação de parabólicas, os moto-taxis, os porteiros, os que reparam semáforos e outros que se encontram sobretudo nas zonas periféricas ou nas zonas peri urbanas, apelando a criação de condições de solidez na sua actividade laboral", enfatizou.

Sobre as taxas de juros, considerou "generosas", de 1,67% , ao referir que felizmente quanto as taxas de retorno, pessoas que devolvem o que recebem, tem sido muito boa, porque 88% dos jovens, dos chefes de família, das senhoras que são contempladas com micro crédito fazem a devolução destes recursos aos balcões do Banco Sol.

Recordou que desde 2013, altura em que foi lançado o seguimento do projecto “Avanço”, já foram capacitados e beneficiados, com acções de formação em pequenos negócios, gestão de pequenos negócios, 548 mil jovens nas especialidades de cabelereiros e barbeiros, montagem e reparação de parabólicas, reparação de geradores de pequeno porte, desenho gráfico, discoteca rio, mesa e bar, fotografia, digitalização e reparação de telemóveis.

Pitra Neto sublinhou que vão continuar a dar atenção sobretudo aos jovens nas áreas periféricas, porque as políticas do Executivo são viradas para dois grandes campos de intervenção, por um lado o mercado formal é onde se tem centros de formação e o perfil profissional dos jovens carece de soluções próprias face a condição deste mesmo jovem.

Agradeceu a colaboração dos vários parceiros sociais, os sindicatos, associação de empregadores, as Administrações Municipais e os demais organismos públicos que têm contribuído numa visão comum assente numa plataforma de patriotismo.

Estiveram presentes no acto , a ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, o Presidente do Conselho da Administração do Banco Sol, Coutinho Miguel, a administradora Adjunta para a Área Social de Viana, Helena de Almeida Vaz, autoridades tradicionais, entre outros convidados.

 

Fonte: Angop

Quarenta e cinco estudantes da 7ª Classe visitaram nesta segunda-feira, 29 de Maio, o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), com objectivo de vivenciarem as práticas do dia a dia dos serviços disponíveis.

Em alusão ao dia internacional da criança, a iniciativa do SIAC visou igualmente criar uma maior aproximação entre os jovens e os serviços, bem como cultivar hábitos de boa cidadania junto dos mais novos. Os procedimentos, documentos exigidos para tratar o Bilhete de identidade, bem como a importância do número de contribuinte, foram alguns dos serviços com os quais os alunos do Colégio Real Séc. XXI, do Município de Viana tiverem contacto.

Os estudantes foram recebidos pelo Chefe de Departamento da área de qualidade, Mário Inácio, que fez uma breve apresentação da Instituição e explicou a importância de que se reveste a acção.
 “Somos uma instituição que prima pela valorização dos princípios de cidadania, e a faixa etária hoje aqui representada é sem dúvida um exemplo de que é na base que devemos começar. Estes jovens saem daqui com mais conhecimento para passar aos seus familiares, amigos, e são eles o veículo de sensibilização do futuro.”
 No final da visita Maria Ines , mostrou-se satisfeita com o que aprendeu num dia de aulas diferente.“Aprendemos um pouco sobre os serviços, mas o que mais gostei foi de ter ficado a saber mais sobre o bilhete de identidade e da importância de cada um de nós ter o seu número de identificação”, disse.
No âmbito da Responsabilidade Social, os estudantes visitaram também as instalações da escola de Hotelaria e Restauração, e do Centro Integrado de Formação Tecnológica(Cinfotec).
Com 11 unidades de norte a sul do país, o SIAC é uma unidade de atendimento integrado que reúne representações de organismos e empresas no mesmo espaço físico.

 

Fonte: SIAC

A Escola Nacional de Administração (ENAD) vai ministrar, durante o ano 2017, para o sector público administrativo, cinquenta e três cursos, oito workshops, seis seminários, uma palestra e um número estimado de mil 275 formandos, anunciou no dia 14 de Março, o ministro da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), António Pitra Neto.
O governante falava no acto de abertura do ano formativo 2017, e o lançamento dos programas de formação para o sector público, administrativo e para o sector empresarial.

Para além dos cursos contemplados na grelha do programa de formação, poderão ser também realizadas acções formativas por encomenda, nas instalações da ENAD ou do cliente, desde que possuam no mínimo 10 candidatos.

O ministro sublinhou a importância de saber adequar o perfil e o conteúdo das acções de formação às necessidades reais das instituições e dos respectivos quadros, no que diz respeito à elevação dos seus níveis de competências, habilidades e atitudes.

Reafirmou já ter referido em ocasiões anteriores, o contexto interno e externo, as expectativas gerais e particulares, bem como os principais objectivos e tendências de cada ciclo, requerem das instituições administrativas e das empresas, lucidez, inovação, criatividade e pragmatismo.

Realçou que a virtude das organizações e o mérito dos quadros reside na capacidade efectiva de tornar viável e benéfica, no respeito aos princípios e valores universais contemporâneos e às particularidades concretas e aos interesses nacionais, os programas e projectos necessários, que contribuam para o fortalecimento das instituições, o desenvolvimento económico e o bem-estar social.

O ministro afirmou que na prossecução dos objectos os desafios da ENAD, ontem tal como hoje, continuam a afigurarem-se exigentes em proporcionar e garantir a oferta e cursos, palestras e seminários, cuja qualidade, nível, utilidade e oportunidade mereçam a adesão constante e crescente dos funcionários, gestores e público interessado.

Apelou a intensificação do trabalho de relacionamento e articulação com os órgãos de recursos humanos dos organismos e entidade que representam o público-alvo de clientes da escola, tendo presente a necessidade do cumprimento do Decreto Presidencial nº116/13 de 3 de Julho, sobre a formação profissional dos titulares de cargos e chefias na Administração do Estado.

Instituir mecanismos que permitam conhecer periodicamente o "feed-beck" das acções formativas ministradas, e o seu impacto no desempenho técnico e profissional do pessoal formado.

Para poder contribuir para a identificação dos factores ou circunstâncias que dificultam ou enfraqueçam o aumento da eficiência e eficácia dos serviços públicos administrativos, bem como a formulação e apresentação de propostas à respeito.

Neste capítulo, espera-se uma acção mais efectiva do centro de estudos e pesquisa para o desenvolvimento da escola, não só em matéria como também na produção de informação estatística e abordagens de especialidades sobre a administração pública.

Durante o acto de abertura, realizou-se uma palestra sobre “experiência e sapiência do serviço público na Administração pública", no âmbito do Programa de Valorização do Serviço Público”, e a entrega de prémios a quatro trabalhadores que mais se destacaram no ano 2016.

O referido acto, contou com a presença de Gestores de Recursos Humanos, dos Departamentos Ministeriais, Públicos, privados e parceiros Sociais.

Fonte: Angop

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS) realiza nos dias 24 e 25 do corrente mês, um fórum internacional sobre paradigmas da segurança, higiene, saúde no trabalho, com a participação de especialistas e experts na matéria de legislação laboral.
O fórum irá analisar os aspectos críticos da intervenção da economia nas instituições laborais angolanas, e será presidida pelo titular da pasta, António Pitra Neto.
Durante a convenção internacional o MAPTESS efectuará a evolução do sistema angolano de segurança e higiene saúde no trabalho, os acidentes de trabalho e regime jurídico e versará sobre paradigmas da segurança, higiene, saúde no trabalho.
O evento contará com a presença de membros dos governos, deputados, responsáveis de organismos públicos, empresas públicas, entre outros.

Melhorar o serviço administrativo por via da elevação da sua qualidade, dotando-o de eficiência e eficácia, é uma das metas da Universidade Agostinho Neto, conforme atesta a reitoria da instituição de ensino.

 

Por Rosimaria Sousa


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Para o efeito, a Universidade Agostinho Neto realizou recentemente um seminário subordinado ao tema “Procedimento e Actividade Administrativa na UAN”, cujo objectivo consiste no aprimoramento da gestão da estrutura.
Na ocasião, a reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, sublinhou a importância das universidades no cômputo das sociedades actuais, exortando a actuação das mesmas no quadro político, social e económico, por via de ideias e estudos.
“O objectivo deste encontro é proporcionar uma oportunidade de re͍flexão colectiva sobre questões e soluções de natureza jurídico-administrativa na gestão universitária”, referiu.
A responsável lembrou igualmente que a Universidade Agostinho Neto, “enquanto instituição da administração pública, deve primar por uma administração exercida de forma ética, em concordância com as formas legais e administrativas emergentes”.
“A melhoria contínua é um d os princípios de gestão da actualidade e pilar das universidades bem-sucedidas, já que é essencial para que uma universidade mantenha os níveis de desempenho”, disse a reitora.
A intervenção da reitora fez parte da conferência inaugural do encontro, onde, de seguida, se assistiu à intervenção de Carlos Feijó, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. O mesmo falou da “Natureza Jurídica da Universidade Pública e a Relação com o Procedimento Administrativo”.
Segundo a organização, a realização do seminário entendeu com ele contribuir para o reforço da capacidade institucional da Universidade
Agostinho Neto para a realização da sua missão de formação de quadros superiores nos diversos ramos do saber.
Assegurar a melhoria contínua do seu desempenho, através da elevação da qualidade dos seus processos de gestão, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os seus objectivos estratégicos e melhorar a eficiência e a eficácia da acção administrativa na gestão do processo de ensino e aprendizagem, visando alcançar resultados consistentes e estratégicos, foram igualmente as directrizes da organização.
O objectivo específico deste encontro é proporcionar uma oportunidade de re͍flexão colectiva e debate sobre questões e soluções de natureza jurídico-administrativa na gestão universitária.
Em termos de resultados, a organização espera que um total de cem agentes, entre os quais políticos e administrativos ao serviço da UAN, reforcem a sua capacidade no domínio do procedimento e da actividade administrativa e elevem o grau da sua competência e eficiência em processos administrativos de gestão universitária.
Por via do efeito multiplicador dos resultados do encontro, na sua dimensão de formação, capacita um mínimo de 160 quadros intermédios.
Entre responsáveis e técnicos de apoio dos serviços da reitoria, no domínio do procedimento para a cultura da qualidade na acção da direcção universitária.
O seminário ficou a cargo dos docentes Carlos Feijó, Raul Araújo, Carlos Teixeira, Valentim Comboio e Norberto Capeça. O mesmo foi dirigido aos vice-reitores, decanos e directores das unidades orgânicas, vice-decanos e chefes de departamento do gabinete jurídico e recursos humanos.
Os intervenientes falaram igualmente sobre o “Órgão de Governo e Gestão da Universidade Agostinho Neto e Unidades Orgânicas: Atribuições e Competências”, “Garantias dos Interessados por Actos e Contratos Administrativos”, “A Responsabilidade Disciplinar por Actos dos Funcionários e Agentes da Administração” e a “Especificidade do Procedimento Disciplinar e Suas Vicissitudes na UAN”.
A Universidade Agostinho Neto é uma instituição de ensino superior público, fundada em 1976. Ao longo da sua jornada, a universidade esteve imbuída na formação de quadros para desenvolverem vários sectores da vida social, económica, política e cultural.

Fonte : Mercado

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