SIAC - Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão

Notícias

Mais de nove mil jovens beneficiam de micro créditos no país

Luanda - Nove mil 221 jovens foram beneficiados com micro créditos no país, informou segunda-feira, no municipio de Viana, em Luanda, o ministro da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.
Ao falar no acto de encerramento de um curso de empreendedorismo e entrega de micro créditos aos jovens, realizado no Centro de Reabilitação Profissional em Viana, o governante deu a conhecer que foram beneficiados, no âmbito do micro crédito ”Sol Amigo”, nove mil 221 jovens, com um montante minimo para este equivalente em kwanzas a mil dólares americanos, até cinco mil dólares americanos.

Ao adiantar que ao longo do período de vigência do Programa Empreendedorismo na Comunidade foram formados e capacitados 78 mil 579 jovens a nível de todo o país, ressaltou que o Banco Sol surge como um seguimento próprio da sua actividade, pelo que fez-se um protocolo com esta instituição.

Desde essa altura, enfatizou, têm tido passos consistentes a nível de várias províncias na implementação do programa “Empreendedorismo na Comunidade”, já com a vertente do micro credito “Amigos do Sol”.

Entretanto, disse que até há cinco anos acharam que deveriam evoluir uma vez mais, proporcionando um sentimento de formação não só ao jovem ou chefe de família que já tinha uma actividade, mas a um conjunto de indivíduos associados ou não para que pudessem ter também oportunidades de crédito com maior segurança.

"É assim que também surge o projecto “Avanço”, cuja missão é identificar na comunidade os profissionais que hoje fazem a montagem e a reparação de parabólicas, os moto-taxis, os porteiros, os que reparam semáforos e outros que se encontram sobretudo nas zonas periféricas ou nas zonas peri urbanas, apelando a criação de condições de solidez na sua actividade laboral", enfatizou.

Sobre as taxas de juros, considerou "generosas", de 1,67% , ao referir que felizmente quanto as taxas de retorno, pessoas que devolvem o que recebem, tem sido muito boa, porque 88% dos jovens, dos chefes de família, das senhoras que são contempladas com micro crédito fazem a devolução destes recursos aos balcões do Banco Sol.

Recordou que desde 2013, altura em que foi lançado o seguimento do projecto “Avanço”, já foram capacitados e beneficiados, com acções de formação em pequenos negócios, gestão de pequenos negócios, 548 mil jovens nas especialidades de cabelereiros e barbeiros, montagem e reparação de parabólicas, reparação de geradores de pequeno porte, desenho gráfico, discoteca rio, mesa e bar, fotografia, digitalização e reparação de telemóveis.

Pitra Neto sublinhou que vão continuar a dar atenção sobretudo aos jovens nas áreas periféricas, porque as políticas do Executivo são viradas para dois grandes campos de intervenção, por um lado o mercado formal é onde se tem centros de formação e o perfil profissional dos jovens carece de soluções próprias face a condição deste mesmo jovem.

Agradeceu a colaboração dos vários parceiros sociais, os sindicatos, associação de empregadores, as Administrações Municipais e os demais organismos públicos que têm contribuído numa visão comum assente numa plataforma de patriotismo.

Estiveram presentes no acto , a ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, o Presidente do Conselho da Administração do Banco Sol, Coutinho Miguel, a administradora Adjunta para a Área Social de Viana, Helena de Almeida Vaz, autoridades tradicionais, entre outros convidados.

 

Fonte: Angop

Você está aqui: Home Quem somos Notícias Mais de nove mil jovens beneficiam de micro créditos no país